domingo, 26 de junho de 2011

Pacová - Philodendron martianum

Olá, amigos!

Para quem está precisando de uma bela planta, em um lugar de destaque dentro de casa, ou mesmo no jardim, para dar um charme com folhagens lindissimas e brilhantes, mas que não passem dos 80cm de altura em um lugar de meia sombra.....ou até mesmo, precisando de uma planta para pendurar em árvores que não seja uma orquídea, nem bromélias,  mas que seja linda!!!! Aqui está.......

O Philodendron Martianum, ou como a maioria conhece: Pacová, ou Babosa de árvore

Clique sobre a imagem para amplia-la

A primeira foto pertence ao site People Power e a segunda é do site Heloísa Rodrigues Paisagismo.
 

É isso aí pessoal! Não é lindo? Essas duas fotos deram uma boa idéia de como o Pacová oferece várias belas opções para todo tipo de residência! Mesmo quem mora em apartamento pode desfrutar de sua presença marcante em um lindo vaso, alto ou estilo bacia, mais quadrado ou arredondado, rústico ou contemporâneo!!! Vale tudo com uma beleza dessas!
Aqui vão algumas informações técnicas sobre o Pacová:
É uma semi-herbácea perene e epífita (plantas que vivem sobre outras plantas, na maioria das vezes sem prejudicar a planta hospedeira, como é o caso do pacová e todos os philodendros, orquídeas e bromélias). Philo+dendrun = amigo da árvore
É Brasileiríssima!! E gosta de climas quentes, mas sempre a meia-sombra. Aguenta bem o sol até 10:00 da manhã e depois das 16:00 hs.
Pode ser cultivada em interiores com boa claridade, em exteriores diretamente no solo, em vasos ou fixada em árvores. Gosta muito de solos férteis, ricos em matéria orgânica, e mantido úmido. Mas tomem muito cuidado com a umidade em excesso com plantas epífitas! Isso pode apodrece-la, principalmente as cultivadas em interiores!
O Pet Garden Manacá convida seus clientes, amigos e futuros clientes que queiram adquirir um Pacová para nos visitarem!!! Chegaram Pacovás Maravilhosos esse fim de semana, já com um belo porte para pessoas que gostam de "plantas prontas"! E como diz um cliente amigo meu "não gosto nada de muda, já gosto da planta que vem falando!!" rsrsrs....

 Um grande beijo a todos, e até a próxima!!!

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Café de Apartamento!!!

Bom dia pessoal! Hoje vou mostrar pra vocês um arbustinho lindo e bem versátil!
O seu nome científico é Ardisia crenata Sims.




Popularmente conhecida como Ardísia ou Cafezinho de apartamento ou Café de jardim. Mas não se enganem pois ela não é comestível! Apenas os pássaros gostam de apreciá-las.
Bom, a Ardísia é um arbusto de textura semi-herbácea de origem Japonesa. Sua altura varia de 0,50 a 1,50 m. Possui folhagem e frutos ornamentais. Suas flores não são tão perceptíveis, são bem pequenas branco rosadas. O grande charme dessa plantinha são seus frutinhos esféricos bem vermelhos e vistosos e super duráveis, que aparecem durante o verão-inverno. Muitas vezes, pela sua alta durabilidade eles duram até a próxima floração e  logo está com frutinhos de novo, sendo assim visto praticamente o ano todo com seus belos frutos.
A Ardísia tem crescimento moderado, gosta de solo fértil enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Gosta de climas amenos, mas vai muito bem em nossa querida Uberlândia! Em climas muito frios até -10°C torna-se caduca (plantas que perdem parcialmente ou totalmente suas folhas nas épocas mais frias do ano). Multiplica-se com facilidade por sementes ou estacas, e dependendo da situação, devido a essa facilidade, pode tornar-se invasora.
Eu disse bem no comecinho do texto que esse é um arbustinho bem versátil, sabem por quê? Porque ela tem várias maneiras para ser utilizada! Pode ser cultivada em jardins a pleno sol ou meia-sombra isolada como destaque, ou em grupos para formar renques ou maciços, pode fazer bordaduras de caminhos ou em muros. E outra bela opção é usa-la em vaso tanto em varandas como em interiores bem ventilados e iluminados (luz natural, sem sol direto = ambiente com bastante claridade). Eu particularmente não aconselho usá-la em vasos pequenos em pleno sol aqui no clima quente de Uberlândia, pois creio que ela pode até não morrer, mas vai ficar amarelada se não tiver um cuidado intenso.
Outra dica é usar seus frutinhos em arranjos Florais! Ficam lindos e são bem duráveis! Eu mesmo já usei em um lindo arranjo para uma cozinha de uma exposição de decoração que tinha detalhes vermelhos! Ficou lindo junto com alguns antúrios vermelhos!
Tá aí a dica de hoje né pessoal! Espero que gostem! E, lembrando, no Pet Garden Manacá o vasinho da ardísia cheia de frutinhos tá saindo a R$ 14,40.

Um grande abraço do amigo Manacazinho!

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Boas noitessss amigos do Garden Manacá!!!

Vamos falar um pouco sobre uma árvore bem legal hoje?
Quero compartilhar com vocês algumas características de uma bela árvore que ainda não é tão conhecida e pouco usada no paisagismo na nossa cidade! Bom, o nome da nossa estrela do dia é Pimenta da Jamaica (Pimenta dioica). Ela é nativa da Jamaica, Cuba, México e América Central. Pode atingir cerca de 10 metros de altura e apresenta uma belíssima copa ornamental e bastante densa. É perene, bastante rústica e exótica! Suas folhas verde-escuro tem um perfume inigualável, sendo usada na fabricação de cosméticos e perfumes. Também tem aplicações medicinais - em problemas ginecológicos e também como analgésico. Sua madeira é própria para a fabricação de bengalas e móveis em geral. A casca, os frutos e as sementes são estimulantes, carminativos e aromáticos. Aparecem pequenas flores no verão e logo após, no outono, vem a chegada dos frutos usados como condimento especialmente em comida árabe. Tem um sabor bastante apreciado que lembra a combinação de canela, noz-moscada e cravo-da-índia.

Uma de suas qualidades bastante interessante é a ausência de raízes agressivas. Com isso podemos usá-la em calçadas com e sem fiação, ou em lugares com espaço um pouco limitado, pois além disso aceita muito bem topiarias.
 Também é utilizada como cerca-viva. Isso é uma ótima dica hein pessoal!! Pois vejo que muita gente tem bastante dificuldade em encontrar opções diferentes tanto para colocar em calçadas como para fazer cerca-viva!! Vale a pena conhecer de pertinho essa bela árvore cheia de atrativos e versatilidade! E não se esqueçam de pegar uma folhinha para sentir o aroma exótico que vocês poderão ter em um cantinho especial do jardim!
A Pimenta da Jamaica vai estar em destaque no Garden Manacá a partir desta semana!! Aguardo vocês lá!!!

Abraço grande do amigo Manacazinho!

Bem vindooooss ao blog do Pet Garden Manacá pessoal!!!

Eu sou o Manacazinho, o seu mais novo amiguinho!! Estarei sempre por aqui para compartilhar um montão de coisas boas para os amantes da natureza! Ganhei este espaço para poder falar dos mais diversos assuntos que abrange o paisagismo e a jardinagem! E falar é comigo mesmo! Rsrs... Cada dia que passa aprendo mais um pouco e quero compartilhar tudo com vocês! Alguns temas como cuidados básicos com seu jardim, montagem de vasos, novidades em plantas, dicas de plantas para interiores, novidades em acessórios......e muito mais!!! Espero fazer um monte de novos amigos por aqui e insentiva-los a estar sempre zelando da natureza, ou, de um pedacinho da natureza que muita gente gosta de ter em casa! Se tiverem alguma dúvida, deixe seu recadinho pra mim! Estarei a disposição para ajudar em tudo que eu puder, certo?
Bom, para estrear nosso blog, vou falar pra vocês a origem do nome Garden Manacá. Primeiro é melhor explicar o que é um Garden Center. Muita gente não sabe, mas Gardens Centers funcionam praticamente como um supermercado, pois vendem plantas na forma de auto serviço, atendendo consumidores que vêem nos produtos para jardinagem um hobby. O consumidor pode pegar seu carrinho de compras e passear pela loja com tranquilidade em busca do produto que deseja e também conhecer as variedades e novidades que estão sempre surgindo e enchendo os olhos de todos os apaixonados pelo setor. O foco destas lojas está no segmento do "lazer doméstico" e por isso geralmente abrangem outros tipos de produtos como: acessórios para decoração de jardins, pet shop, bricolagem, decoração de interior, etc. Hummm....realmente é muito gostoso passear em um lugar cheio de flores coloridas, sentir o delicioso cheirinho das ervas e poder apreciar a beleza inigualável das diversas espécies de plantas, não acham?
Então agora estamos entendidos sobre Gardens Centers, certo?  Agora, vou falar  do "Manacá". Este nome foi escolhido em homenagem a uma maravilhosa árvore nativa da mata atlântica - o Manacá da Serra (Tibouchina mutabilis) - que tem uma florada espetacular! Quando está em sua época de maior floração deixa qualquer pessoa maravilhada diante de tanta beleza! É uma espécie que não atinge grandes alturas. Seu porte varia de 6 a 12 metros de altura e o tronco tem uma média de 25 cm de diâmetro. Suas flores são grandes, vistosas e muito duráveis. Mas, o mais curioso, e que torna o Manacá uma árvore tão apreciada por todos que a conhecem é o ciclo de suas flores, que desabrocham na cor branca, passam por tons de rosa para finalmente torna-se violeta! E assim, com várias flores em fases diferentes do seu ciclo, o Manacá exibe um grande espetáculo em 3 tonalidades pra ninguém botar defeito! Sua floração ocorre no verão e a frutificação no outono.
Uma grande vantagem do uso do Manacá no paisagismo urbano é a ausência de raízes agressivas, o que possibilita seu plantio em calçadas ou até mesmo em pequenos bosques.
Existe também uma variedade que é o Manacá-da-serra-anão que atinge até 3 metros de altura e começa sua floração bem mais cedo, com menos de meio metro. É ótima para ser conduzida em vasos. Ao contrário da forma arbustiva, sua floração ocorre no inverno.
O Manacá é característico de clima tropical úmido, mas tolera o clima ameno das regiões subtropicais. Deve ser cultivado sob sol pleno, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado periódicamente principalmente no primeiro ano de plantio em seu local definitivo.
Belíssima florada né pessoal? Tá aí então uma ótima idéia pra embelezar sua calçada ou jardim e ganhar muitos elogios! Vamos agradecer a Deus por mais este presente que deixa nossas vidas mais coloridas! É isso aí pessoal.... espero que tenham gostado! Até a próxima!!!
Do amigo Manacazinho!